VOLTAR

Mansão de veraneio é demolida na APA Cairuçu e Reserva Ecológica da Juatinga

ICMBio - www.icmbio.gov.br
09 de Nov de 2010

Uma força-tarefa ambiental, integrada por órgãos estaduais e federais e coordenada pela Secretaria Estadual do Ambiente, resultou na demolição da mansão de veraneio do industrial coreano Kyong Gon Kim, no saco do Mamanguá, em Paraty.

O imóvel de 1.600 metros quadrados foi construído irregularmente no interior da Reserva Ecológica da Juatinga e da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, ambas unidades de conservação protegidas pela legislação ambiental do Estado do Rio de Janeiro e do governo federal, respectivamente.

A mansão de veraneio foi construída pelo industrial coreano em área preservada da Mata Atlântica, sobre o costão rochoso e a praia, considerados áreas de preservação permanente. Desde sua construção, o imóvel foi notificado, multado e embargado pelas autoridades competentes. Após longa batalha judicial a Justiça Estadual determinou sua demolição. A mansão de veraneio foi implodida nesta terça-feira (09/11), e a área será recuperada e reflorestada às custas do infrator. Outras mansões de veraneio irregulares na mesma região também estão com processos de demolição tramitando na Justiça Estadual e Federal.

Espera-se que este tipo de operação, além de punir a prática de crimes ambientais, contribua também para coibir futuras construções irregulares e alertar as pessoas para a necessidade de observar a legislação ambiental antes de construir. De acordo com Marilene Ramos, Secretária Estadual do Ambiente, "A operação para reprimir crimes ambientais no Sul Fluminense será realizada por tempo indeterminado."

http://www.icmbio.gov.br/brasil/RJ/area-de-protecao-ambiental-de-cairuc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.