VOLTAR

Manifesto deixou 13 mil índios sem atendimento nessa quinta

A Gazeta - http://www.agazetanews.com.br
Autor: Vilson Nascimento
13 de Fev de 2014

Protesto foi por conta do "sucateamento" do pólo da SESAI em Amambai

Uma paralisação de profissionais da área deixou cerca de 13 mil índios guarani-kaiowá sem atendimento à saúde nessa quinta-feira, 13 de fevereiro, na região de Amambai.

A paralisação, segundo profissionais de saúde que atuam nas comunidades indígenas assistidas pelo pólo regional da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), com sede em Amambai, se deu em forma de protesto pelo "sucateamento" do órgão no município e em todo o Mato Grosso do Sul.

De acordo com o presidente do Conselho de Saúde Indígena da Aldeia Amambai, Estanelau Lopes, além da falta de medicamentos, os profissionais de saúde trabalham com equipamentos obsoletos e são obrigados a usarem viaturas e transportar pacientes em ambulâncias caindo aos pedaços, entre outros problemas de ordem administrativa.

Segundo informações passadas pelo presidente a reportagem do Grupo A Gazeta de Comunicações, o objetivo da paralisação foi chamar a atenção do Ministério da Saúde e do Governo Federal para a situação caótica que a SESAI se encontra.

Além das três aldeias do município, a Aldeia Amambai, a Limão Verde e a Jaguary, o pólo da Secretaria Especial de Saúde Indígena de Amambai também é responsável em prestar assistência às aldeias Taquapery, em Coronel Sapucaia e Guassuty, em Aral Moreira. Juntas as cinco aldeias aglomeram uma população de aproximadamente 13 mil índios.

Veja entrevista com o presidente do CSI no:
https://www.youtube.com/watch?v=FVNvsDc-2sg

Só na Aldeia Amambai, uma das mais populosas da região, com cerca de 9 mil índios guarani-kaiowá, a SESAI mantém atuando dezenove agentes de saúde, oito técnicos responsáveis pelo setor de saneamento e três equipes de atenção a saúde, cada uma composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um motorista.

Todos esses profissionais aderiram à paralisação nessa quinta-feira, segundo o presidente do Conselho de Saúde Indígena.

http://www.agazetanews.com.br/noticia/cidade/80187/manifesto-deixou-13-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.