VOLTAR

Manifestantes voltam a ocupar o Museu do Índio

Band- http://noticias.band.uol.com.br
20 de Fev de 2017

O impasse que envolve o antigo prédio do Museu do Índio, no Maracanã, está longe de ter um fim. Em 2013, o governo do Estado havia prometido a criação de um Centro de Referência da Cultura Indígena a tempo das Olimpíadas. Passados 5 anos, e nenhum esboço de obra, as instalações continuam abandonadas e um novo grupo indígenas retornou ao local.

Uma mulher, que prefere ter sua identidade preservada, fala que várias famílias estão morando no local e modificando a paisagem. "Ao caminhar todo dia com minha irmã ao redor do Maracanã, vejo vários índios lá dentro da área do antigo Museu. Eles estão construindo choupanas, ocas e algumas cabanas e também estão arrancando todo o asfalto da área. É triste ver que mesmo com as obras que foram realizadas, o prédio abandonado do museu destoa da paisagem. Cadê a obra que prometeram para o local? Cadê a solução para os índios", disse ela.

Hoje, o grupo que mora no antigo museu pede que o prédio seja transformado em uma universidade, com gestão das próprias lideranças étnicas, pois com isso seria possível fomentar a própria cultura indígena.

O Governo do Estado informou que fará uma vistoria no local para avaliar se a presença dos indígenas tem como finalidade a posse do local e que ainda busca parceiros para executar o projeto de instalar no local um Centro de Referência da Cultura Indígena.

O Governo ainda afirmou que na época da desocupação do espaço, os índios que ali estavam receberam apartamentos em conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, na região do Estácio.

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/rio/noticia/100000846100/manife…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.