VOLTAR

Manifestantes criticam Belo Monte e denunciam irregularidade em audiências

Amzônia - http://www.orm.com.br
12 de Ago de 2010

Membros do Comitê Metropolitano do movimento "Xingu vivo para sempre" fizeram um protesto, ontem, na Praça da República, para dizer "não" à construção da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira. O ato público foi realizado em frente ao Bar do Parque, de onde os manifestantes seguiram, por volta das 11 horas, em caminhada até a sede da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (Sedect). Um documento denunciando irregularidades e fazendo críticas ao projeto foi protocolado no órgão.

De acordo com o líder do comitê, Marquinho Mota, a manifestação foi realizada para denunciar irregularidades que estão sendo cometidos para a construção da hidrelétrica. Uma das críticas do movimento é o envio de tropas do Exército para fazer treinamento na área da Volta Grande do Xingu, que é um dos pontos de maior resistência ao projeto. "Além disso, essas tropas estão fazendo 'treinamento' no local no exato momento em que o acampamento indígena Terra Livre está discutindo formas de resistência ao projeto, em Altamira. E essa ação do governo é autoritária e não podemos admitir", criticou o líder.

Cerca de 900 homens do 33 Batalhão de Infantaria de Selva do Exército foram enviados para um treinamento em Altamira. "O comando do Exército alega que é uma coincidência esse treinamento estar sendo realizado no mesmo momento que o acampamento. Mas nós não acreditamos porque em setembro do ano passado, quando foi realizada uma audiência pública em Belém, homens da Força Nacional tentaram impedir os movimentos sociais de entrar no Centur para participar", lembra o líder do comitê. Mota destacou que o ato público foi uma forma de se solidarizar com o acampamento indígena Terra Livre. "Estamos aproveitando também para denunciar que não foram realizadas audiências públicas com os índios. Apenas quatro foram realizadas até agora, sendo apenas três em locais que serão atingidos pela hidrelétrica", criticou.

Sociedade - Foi formada ontem, em Brasília, a Sociedade de Propósito Específico - SPE Norte Energia S/A, empresa que será responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte. O governo federal terá participação superior a 60% por meio de suas empresas. O maior acionista, com 19,98%, é a Eletronorte, que também estará representada na diretoria da Norte Energia por meio do seu diretor de Planejamento e Engenharia, Adhemar Palocci, no Conselho de Administração; do ex-diretor e ex-presidente Carlos Nascimento, que será o presidente; e por Antonio Raimundo Coimbra, diretor de Gestão Ambiental, e Luiz Fernando Rufato, diretor de Engenharia.No geral, a Norte Energia S/A é formada por 18 componentes.

http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&cod…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.