VOLTAR

Manifestantes contra transposição terão de desocupar fazenda

FSP, Brasil, p. A10
30 de Jun de 2007

Manifestantes contra transposição terão de desocupar fazenda
Justiça Federal concede liminar para que contrários a obra do rio São Francisco deixem a propriedade usada pelo Exército
Pedido foi feito pela AGU e execução deve ter início na próxima segunda-feira; manifestantes, porém, ainda não foram notificados

Renata Baptista
Da agência Folha

A Justiça Federal em Salgueiro (PE) concedeu ontem uma liminar de reintegração de posse contra os manifestantes que invadiram uma fazenda usada pelo Exército em Cabrobó (535 km de Recife), na última terça-feira.
A fazenda Mãe Rosa serve de base para o início das obras de transposição das águas do rio São Francisco e foi invadida por cerca de 1.200 manifestantes contrários ao projeto.
O pedido de reintegração foi feito anteontem pela Procuradoria Seccional da União em Petrolina, subordinada à Advocacia Geral da União.
Segundo o juiz Georgius Luís Argentini Principe Credidio, da 20ª Vara Federal, a obra tem grande relevância social e a fazenda pertence à União, por isso ele resolveu conceder a reintegração. A execução da sentença deve acontecer na próxima segunda. No caso de o movimento resistir à ordem de desocupação, foi estabelecida uma multa diária de R$ 10 mil.
O protesto reúne lavradores, pescadores, quilombolas, índios e sindicalistas de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Ceará.
Pela manhã, no acampamento, as lideranças diziam que a liminar não modificaria em nada a programação da invasão.
Os manifestantes deram início ontem à construção de casas para os índios trucá, que reivindicam a posse das fazendas desapropriadas pelo governo para o início do projeto, e ao plantio de lavouras.
Os líderes do movimento reafirmaram que a saída da fazenda está condicionada à suspensão do projeto de transposição e negociação sobre a revitalização do rio. Segundo a assessoria dos movimentos, os manifestantes não haviam sido notificados da reintegração até o início da noite de ontem.
A expectativa do governo é que os manifestantes sejam notificados -formalmente avisados da existência da liminar- na segunda-feira. A partir de então, se não deixarem o local espontaneamente, a Polícia Federal poderá removê-los à força, em operação que deverá ser acompanhada pela Funai, já que tem índios no local.
De acordo com a Polícia Militar, o clima nos arredores da fazenda é tranqüilo entre os manifestantes.
Colaboraram Fábio Guibu, da Agência Folha, em Cabrobó, e a Sucursal de Brasília

FSP, 30/06/2007, Brasil, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.