VOLTAR

Manchas de óleo de origem indefinida são encontradas em 43 praias do Nordeste

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
Autor: Carolina Lisboa
25 de Set de 2019

Manchas de óleo de origem indefinida são encontradas em 43 praias do Nordeste

Desde o início de setembro, manchas de óleo escuras atingem pelo menos 43 praias em oito dos nove estados da região Nordeste. A substância foi identificada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como um hidrocarboneto derivado do petróleo, popularmente conhecido como "piche". De acordo com Maria Christina Barbosa de Araújo, professora do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ainda não se sabe a origem desse material, mas há uma probabilidade muito alta de que tenha origem no descarte proposital de algum navio em alto-mar. "Esse é um consenso entre os órgãos públicos de todos os estados envolvidos e do MMA", informou.

A lavagem de tanques de embarcações fora do porto é proibida por lei, pois o material descartado é altamente poluente. A multa por tal prática varia entre R$ 50 e R$ 50 milhões.

"Embora o aparecimento das manchas no Nordeste seja relativamente recente, é provável que o descarte seja mais antigo, e o óleo se deslocou sendo trazido principalmente pelas correntes até as praias", destacou Maria Christina Araújo. Amostras do material foram recolhidas pela Marinha do Brasil e enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro. "Infelizmente a única opção [para mitigar os impactos] é retirar todo o sedimento contaminado (areia das praias). Isso vai levar tempo, dinheiro e esforço. Já no mar, vai ser praticamente impossível, em virtude da dimensão da área afetada", lamentou a professora.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) recomendou, em nota, cuidados no recolhimento e manuseio do material: "Informamos que este resíduo é classificado, pelas Resoluções Conama 307 e 313/2002 e pela NBR 10004/2004, como resíduo Classe D (Conama) e Classe I (NBR), necessitando, portanto, de cuidados com a coleta, manuseio e descarte seguro, logo, não podendo ser depositado em qualquer lugar. Em função disso, é importante que a coleta seja feita utilizando-se ferramentas como rastelos e pás, acondicionando provisoriamente o material em recipientes plásticos, enquanto o produto não for retirado do local, procurando proteger-se do contato direto com o resíduo, não podendo ser retirado por tratores". O Instituto alerta ainda que "sejam evitados o contato direto com esse produto e, caso ocorra, tentar retirar primeiro com gelo ou com óleos de cozinha, devendo logo após, lavar a pele com água e sabonete neutro. Como medida preventiva contra irritações e processos alérgicos, nunca levar as mãos sujas aos olhos e boca".

Impactos na fauna marinha e estuarina

A população do litoral nordestino vem registrando ocorrências de animais afetados pelo material, como tartarugas e aves marinhas. Uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) foi encontrada completamente coberta por óleo na praia de Redinha, em Natal-RN, nesta segunda-feira (23). O animal foi limpo e está em tratamento, visto que ingeriu óleo. Essa foi a segunda tartaruga encontrada nessas condições no litoral potiguar. No dia 11 de setembro, uma outra tartaruga marinha também coberta pelas manchas escuras foi encontrada em Jacumã, no município de Ceará-Mirim-RN. O animal foi limpo por um trabalhador da região e devolvido ao mar. No início dessa semana, outras tartarugas cobertas por óleo foram encontradas na praia de Alcântara, no Maranhão, e no Delta do Parnaíba, no Piauí. "Como o material está espalhado por toda a costa nordestina, provavelmente ainda teremos o registro de muitos animais que aparecerão cobertos pelo óleo", lamentou Maria Christina Araújo.

De acordo com a professora, há riscos de que os resíduos cheguem aos estuários e afetem ainda mais os animais e os ecossistemas. "Toda a região é rica em ecossistemas muito sensíveis, como manguezais, por exemplo, fazendo com que o impacto possa ter dimensões muito sérias, caso esses locais sejam atingidos".

Lista de localidades com registros de manchas de óleo

Alagoas

Jatiúca
Ponta Verde
Guaxuma
Japaratinga
Maragogi
Praia do Francês
Carro Quebrado
Japaratinga
Barra de São Miguel
Ceará

Praia do Futuro
Porto das Dunas
Sabiguaba
Cumbuco
Fortim
Paracuru
Mundaú
Maranhão

Itatinga
Paraíba

Bessa
Manaíra
Cabedelo
Pitimbu
Tambaba
Cabo Branco
Pernambuco

Boa Viagem
Del Chifre
Candeias
Gamboa
Ilha de Cocaia
Paiva
Carneiros
Tamandaré
Maria Farinha
Rio Grande do Norte

Via Costeira
Muriú
Camurupim
Pipa
Pirambúzios
Barra de Tabatinga
Foz dos Rios Pirangi do Sul
Foz do rio Pium
Redinha
Piauí

Ilha dos Poldros
Sergipe

Pirambu

https://www.oeco.org.br/noticias/manchas-de-oleo-de-origem-indefinida-s…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.