VOLTAR

Manaus sofre com blecautes constantes

FSP, Mercado, p. B1
01 de Out de 2010

Manaus sofre com blecautes constantes

Kátia Brasil
De Manaus

O prazo que o presidente Lula deu para que Petrobras, Eletrobras e Cigás (Companhia de Gás do Amazonas) passem a utilizar gás natural se encerra hoje.
A Folha apurou que as termelétricas não concluíram a conversão do sistema de geração a diesel nas empresas e continuam utilizando o óleo combustível, mais poluente.
O tempo determinado para que as empresas concluíssem a conversão da matriz energética foi anunciado em 26 de novembro de 2009, quando Lula inaugurou o gasoduto Urucu-Manaus, na capital amazonense, por onde seria distribuído o gás. A obra custou R$ 5 bilhões.
Na inauguração, Lula afirmou em seu discurso: "Eu quero deixar claro aqui, aos meus queridos companheiros da Petrobras, à Eletrobras, que não venham no dia 1 de outubro [de 2010] dizer que não deu para fazer a mudança".
As sete termelétricas de Manaus que deveriam estar prontas para receber o gás são: Aparecida e Mauá (da Eletrobras); e cinco usinas privadas (Tambaqui, Jaraqui, Ponta Negra, Manauara e Cristiano Rocha).
Em nota, a Cigás diz que construiu uma rede de gasoduto de 43 km. "Os dutos chegaram nas usinas, mas, se as máquinas dessas usinas não estão consumindo o gás, não é de nossa responsabilidade."
Petrobras e Eletrobras não responderam até às 19h. A assessoria de imprensa do Planalto também não se pronunciou sobre que providência o governo tomará.
Enquanto isso, Manaus e região enfrentam problemas no fornecimento de energia há vários dias -na capital, são 1,3 milhão de consumidores, incluindo as indústrias da Zona Franca.

FSP, 01/10/2010, Mercado, p. B1

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0110201003.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.