VOLTAR

Manaus sedia reunião internacional sobre grandes rios

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br
Autor: Izabel Santos
22 de Jul de 2014

Pela primeira vez, a capital do Amazonas acolhe a Conferência Internacional sobre os Grandes Rios do Mundo (World Large Rivers Conference). A iniciativa é reconhecida pela Unesco e está em sua segunda edição. O evento trouxe à cidade cerca de 250 estudiosos. "Temos pesquisadores de 35 países e de todos os continentes. São grupos da China, Índia, Nepal, Estados Unidos e países da África. É um universo bastante interessante", disse o coordenador local da conferência, Naziano Filizola.

Esta edição da Conferência Internacional sobre os Grandes Rios do Mundo quer continuar a discussão iniciada em Viena, sobre as condições e o futuro dos rios. "Aqui na Amazônia nós temos os maiores rios. É significativo e emblemático realizar este evento na maior bacia hidrográfica do mundo", destacou. Manaus é um dos pontos de interesse do evento, devido ao fenômeno de cheia e vazante dos rios que a cercam, em especial os rios Negro e Amazonas.

Outro tema a ser debatido será quais as atitudes institucionais podem ser tomadas pela humanidade para preservar as condições dos grandes rios. "A ideia é criar um grande fórum para discutir o futuro dos grandes rios que estão sofrendo enorme pressão por conta de vários fatores. Precisamos discutir o que pode ser feito para melhorar o aproveitamento sustentável deles", explicou.

A reunião acontece de 21 a 25 de julho no Tropical Manaus Ecoresort, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/meio-ambiente/manaus-sedia-re…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.