VOLTAR

"Maleta" do Sipam irá monitorar barco hospital

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
Autor: MARCELA XIMENES
24 de Abr de 2005

A Operação Saúde que será realizada no próximo semestre nas comunidades ribeirinhas de Porto Velho contará com a ajuda da tecnologia. O barco hospital Dr. Floriano Riva Filho será equipado com um subsistema de rádio para o envio de mensagens georreferenciais e até mesmo pedido de ajuda. A comunicação será feita entre o sistema acoplado em uma maleta portátil que estará no barco e a base localizada no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
Essa será a primeira vez que a maleta portátil será utilizada em uma operação na área de saúde. Nesta operação que ocorrerá em julho participarão estudantes de medicina da Universidade Federal de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e estudantes de odontologia da faculdade São Lucas.
Com a utilização desse subsistema de rádio, todo o percurso do barco hospital poderá ser planejado, inclusive o gasto com o combustível.
De acordo com José Neumar, diretor do Sipam, o convênio entre o Sistema e a Prefeitura é apenas para a Operação Saúde. "Esse sistema oferecerá segurança aos estudantes e a tripulação, já que qualquer problema poderá ser imediatamente comunicado à base em Porto Velho. Também será muito útil no caso de haver necessidade de transferir um paciente para um hospital da cidade", explica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.