VOLTAR

Mais uma reserva é homologada em RR

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: CYNEIDA CORREIA
20 de Abr de 2005

O Governo Federal homologou ontem, Dia do Índio, mais uma reserva indígena em Roraima. Desta vez foi a área indígena Tabalascada, com 13 mil hectares, localizada no município do Cantá, onde vivem 469 índios das etnias Macuxi e Wapixana.
O processo de demarcação dessa reserva gerou muito conflito, inclusive com registro de ocorrência policial, quando foi iniciado o processo de ampliação do tamanho físico. Quando era concluída a demarcação, alguns índios foram acusados de invadir uma propriedade, fincar marcos e placas de identificação e tentarem agredir o proprietário.
Na época da ampliação dos limites, os donos dos lotes localizados naquela área denunciaram pressões e ameaças por parte das comunidades indígenas que queriam a ampliação da área da reserva. As denúncias foram formalizadas na Procuradoria da República e na Superintendência da Polícia Federal.
Com essa homologação sobe para 16 o número de reservas homologadas no Estado. A homologação é o último dos passos para o reconhecimento formal de uma terra indígena. Primeiro precisa ser identificada, demarcada e somente então homologada. Ainda têm dez áreas sofrendo processo de homologação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.