VOLTAR

Mais uma crianca indigena morre em MS

O Globo, O Pais, p.4
04 de Abr de 2005

Mais uma criança indígena morre em MS
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) registrou a morte de mais uma criança indígena por problemas de saúde. Arthur Marques Vera, de 1 ano, estava internado desde o dia 12 de março na Santa Casa de Campo Grande e morreu na tarde de sábado, depois de ter uma parada cárdio-respiratória. Ele era da aldeia de Caarapó, a 65 quilômetros de Dourados. Segundo o boletim médico, a criança tinha paralisia cerebral e nos últimos dias vinha se alimentando por sonda.
Com ele, já são 17 indiozinhos guarani-caiuá mortos só neste ano, a maioria por problemas de desnutrição grave ou alguma doença associada à deficiência nutricional.
O coordenador regional da Funasa, Gaspar Hickmann, disse que há outras quatro crianças internadas em Campo Grande, sendo dois na Santa Casa e dois no Hospital Regional. Duas delas estão no Centro de Tratamento Intensivo.
Irmão de índio morto pode se tornar mais uma vítima
Uma dessas crianças é Maciel Nunes, de 3 anos. O índio está com leishmaniose visceral, mesma doença que causou anteontem a morte do seu irmão, Rafael Nunes, de 2 anos. Rafael morreu antes de ser transferido para um hospital da capital.

O Globo, 04/04/2005, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.