VOLTAR

Mais dois garimpeiros são presos em ação conjunta na Terra Yanomami

Folha BV - https://www.folhabv.com.br
29 de Ago de 2023

29/08/2023 12:00

Na sexta-feira (25), as Forças Armadas, em coordenação com a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), prenderam mais dois suspeitos de atividade de garimpo ilegal, durante patrulhamento realizado nas proximidades da comunidade de Palimiu, na Terra Indígena Yanomami (TIY), no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte.

Os presos foram transportados para Boa Vista, onde foram submetidos a exames clínicos de higidez física e encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal. Na ocasião, também foram apreendidos sete gramas de ouro, um quilo de mercúrio, uma espingarda e equipamento rádio.

A ação realizada dá continuidade ao trabalho repressivo de combate a crimes transfronteiriços e ambientais na TIY, que já contabiliza 143 presos, desde o início da operação, obtendo uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma ação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto no 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto no 11.575, de 21 de junho de 2023.

https://www.folhabv.com.br/policia/mais-dois-garimpeiros-sao-presos-em-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.