VOLTAR

Mais de três mil marajoaras participaram das consultas

Diário do Pará
12 de Fev de 2007

Nesta terça-feira (13) será concluído o relatório sobre as cinco plenárias da consulta pública realizada na ilha do Marajó, entre os últimos dias 31/01 e 08/02. Nas consultas, cerca de 3.000 pessoas opinaram sobre o Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável para aquele aqruipélago, que foi elaborado pelo Grupo Executivo Interministerial. O Governo do Estado coordena esse trabalho junto com o governo federal. O documento está sendo elaborado pela Secretaria de Governo.

Após percorrer o extenso território marajoara, o Grupo Executivo Interministerial (GEI) e o Governo do Estado dispõem agora de um levantamento sobre quais são as principais reivindicações do povo do Marajó. Do final de janeiro até o início deste mês foram realizadas cinco consultas públicas, que contaram com a sociedade local, prefeituras e com os governos federal e estadual.

Terminada a fase das consultas, o GTE passará a coordenar as ações que serão implementadas imediatamente, como o combate à malária e a regularização fundiária. A criação do Conselho Gestor de Desenvolvimento Regional do Marajó também faz parte das primeiras ações tomadas pelo grupo de trabalho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.