VOLTAR

Mais de mil pessoas fecham ponte em protesto contra transposição de rio

Correio de Sergipe
06 de Dez de 2007

Mais de mil pessoas fecharam a ponte do município Ibotirama (BA), BR 242, que serve de acesso para Brasília. A ação aconteceu em protesto contra o projeto de transposição de águas do rio São Francisco e em solidariedade ao jejum do frei Luiz Cappio. Além da paralisação, ocorreu uma caminhada pelas ruas dos municípios e uma celebração final.

Participaram da manifestação os movimentos que fazem parte da Via Campesina (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento dos Atingidos por Barragens), Movimento dos Trabalhadores Rurais Acampados, Assentados e Quilombolas da Bahia (CETA), Centro de Assessoria de Assuruá (CAA), quilombolas, geraizeiros, representantes da reserva extrativista Serra do Ramalho e pessoas ligadas à igreja.

Ontem, o médico Rogério Leal, que acompanha o bispo, afirmou que o religioso já está apresentando sinais de anemia e de desidratação. "Para manter a saúde do religioso, tivemos que administrar soro caseiro", acrescentou. Dom Cappio, que pela primeira vez deixou de ingerir água filtrada do Velho Chico, ressaltou que quer manter "o estado físico melhor por mais tempo, para seguir no protesto".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.