VOLTAR

Mais de mil inscritos no Pronatec-Bolsa Verde

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Paulenir Constancio
21 de Nov de 2016

Formação profissional de ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares impulsiona desenvolvimento sustentável na Floresta Amazônica.

Começam nesta segunda-feira (21/11), em sete unidades de conservação de quatro estados da Amazônia Legal, as aulas do Pronatec-Bolsa Verde. Os cursos são voltados para formação de mão de obra especializada em atividades sustentáveis que contribuam para a geração de emprego e preservação da floresta. Os cerca de mil alunos matriculados são beneficiários do Programa Bolsa Verde do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Nas reservas extrativistas de Riozinho da Liberdade, Cazumbá-Iracema e Chico Mendes, todas no estado do Acre, foram inscritos 840 alunos. Os cursos serão ministrados nas próprias reservas, por 12 instituições de ensino públicas da região amazônica. Rondônia, Maranhão e Amapá contaram com outras 400 vagas que estão sendo preenchidas.

Os cursos, de curta duração, vão capacitar ribeirinhos, agricultores familiares e extrativistas do bioma. O desenvolvimento socioambiental, cooperativismo, produção agroextrativista, beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade, avicultura, suinocultura e até mesmo no controle de endemias integram as capacitações oferecidas.

"Os cursos profissionalizantes ampliam o leque de opções para que o morador da floresta possa gerar renda a partir de atividade não madeireira. Em muitos casos, é um potencial econômico que eles mesmo desconheciam. Isso contribui para sua melhoria de vida e para o manejo e manutenção das unidades de conservação da Amazônia onde moram", avalia Juliana Simões, secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA.

O Pronatec-Bolsa Verde é financiado com recursos do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação.

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.