VOLTAR

Mais de 70 mil beneficiados no AM

Amazonas Em Tempo
20 de Abr de 2007

Maior estado brasileiro em área territorial, o Amazonas também congrega a maior população indígena em diversidade de etnias. De acordo com a Coordenadoria das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), hoje são mais de 120 mil índios, de 72 povos, em 48 municípios amazonenses. E cerca de 60% desse total recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), para o desenvolvimento crítico e intelectual a fim de que sejam agentes ativos da preservação de seus povos e de sua própria cultura.

De acordo com o titular da pasta de Educação, Gedeão Amorim, o Amazonas é rico em fauna, flora e cultura nativa, o que faz o Estado exercer certo fascínio sobre nações desenvolvidas que já dizimaram tais riquezas.

Para Amorim, o índio é a principal imagem da preservação cultural brasileira. "Pela Educação não queremos transformá-los, o que buscamos é incentivá-los ao desenvolvimento dentro dos próprios parâmetros culturais de cada povo, assegurando condições de acesso e permanência na escola", comenta.

Há seis anos, a Seduc conta, em sua estrutura, com a Gerência de Educação Escolar Indígena, que realiza uma série de atividades em benefício destas populações. Entre as ações da gerência está o projeto Pirayawara que trabalha a formação de professores indígenas em nível médio, possibilitando-lhes condições de gerir seus processos de aprendizagem.

Ao todo 49.652 estudantes indígenas de 785 escolas são beneficiados pelo projeto que chega em 44 municípios do Estado com formação continuada de professores, publicação e distribuição de livros de autores indígenas.

Novas ações

Para este ano a Seduc, em convênio com o Ministério da Educação (MEC), organizará formação continuada para professores indígenas de 42 municípios divididos em 8 pólos de atendimento: Alto Solimões, Médio Solimões, Calha do Madeira, Baixo Amazonas, Médio Amazonas, Rio Negro, Calha do Juruá e Calha do Purus.

De acordo com o técnico da Seduc, Inafran Bastos, serão realizadas atualizações para professores de alfabetização e de educação inicial em matemática. "Trabalharemos com esses professores porque foram detectadas dificuldades de aprendizado dos estudantes nesses níveis, assim, queremos proporcionar aos professores meios pedagógicos que impulsionem a assimilação dos alunos", afirma.

Também será implementado o Ensino Fundamental nas áreas indígenas do Alto Madeira, Médio e Baixo Amazonas compreendendo os municípios de Humaitá, Nhamundá, Coari e Tonantins, e Ensino Médio nas áreas indígenas do Alto Solimões e Alto Rio Negro, abrangendo os municípios de São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Benjamim Constant e São Gabriel da Cachoeira. Ao todo serão contemplados aproximadamente 13 mil estudantes indígenas.

Construções

O município de Borba está recebendo do Governo do Estado 41 escolas indígenas. Cerca de 80% das obras já foram concluídas, segundo a gerência de educação indígena da Seduc. Também serão construídas duas escolas em Manicoré e uma escola em Humaitá até o final do ano.

Com essas obras mais de 3.500 estudantes serão beneficiados, dispondo de uma infra-estrutura que visa reunir conforto e eficiência para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.