VOLTAR

Mais Agentes Indígenas de Saúde em RO

Funasa - www.funasa.gov.br
09 de Set de 2008

Indígenas de Guajará-Mirim e região, atendidos pela Coordenação Regional em Rondônia (Core/RO) iniciaram, nesta semana, o curso de Agente Indígena de Saúde (AIS). A capacitação tem como tema 'Promovendo a Saúde e Prevenindo Parasitoses Intestinais e Doenças de Pele' e terá a duração de 120 horas, entre aulas práticas e teóricas.

Este módulo fornece apoio técnico e teórico aos alunos sobre situações como: saúde e meio ambiente, hepatite A e as doenças que acometem a pele, atenção básica as parasitoses intestinais e outros.

Segundo a coordenadora da capacitação, Lindalva Coutinho, 32 indígenas participam das atividades que estão programadas para terminar no dia 15 de setembro. Na mesma data, 64 indígenas de aldeias dos municípios de Ji-Paraná, Alta Floresta, Porto Velho, Humaitá (AM) e Jarú começam o mesmo curso, no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto D'Oeste.

Entre as atividades realizadas pelos AIS nas aldeias estão: acompanhamento de gestantes; atendimento aos casos de doenças mais freqüentes (infecção respiratória, diarréia e malária); acompanhamento de vacinação; acompanhamento da saúde de famílias da comunidade; visitas domiciliares; orientação e educação em saúde, entre outras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.