VOLTAR

Mais 100 índios de várias etnias ingressam na Unemat

Midianews-Cuiabá-MT
19 de Jan de 2005

A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, e o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Taisir Karim, realizaram na manhã desta quarta-feira (19) a solenidade de aula inaugural do projeto de formação de professores indígenas - Terceiro Grau Indígena -, desenvolvido pela Unemat no campus de Barra do Bugres (160 km de Cuiabá). A cerimônia marca o acolhimento de 100 novos acadêmicos índios que atuam como professores e profissionais da educação em aldeias mato-grossenses.

Aprovados em concurso vestibular realizado em outubro, esses indígenas constituem a segunda turma do projeto que atende, por meio da parceria entre a Universidade, Secretaria de Estado de Educação, Fundação Nacional do Índio, e prefeitura municipal de Barra do Bugres, um total de 300 índios de 173 aldeias localizadas em 49 municípios de 11 estados brasileiros.

Tendo como base a formação em serviço, específica e diferenciada, os cursos desenvolvidos desde 2001 nas áreas de licenciaturas em Línguas, Artes e Literaturas, Ciências da Matemática e a Natureza e Ciências Sociais envolvem estudos e pesquisas integrados com os saberes das comunidades envolvidas.

Esse critério é possível, segundo o coordenador do projeto, Elias Januário, devido à estrutura dos cursos em regime modular, organizando a vivência acadêmica em etapas de estudos presenciais desenvolvidas no campus da Unemat e Etapas de Estudos Cooperados de Ensino e Pesquisa desenvolvidas pelos acadêmicos nas comunidades de origem.

Durante todo o mês de janeiro os trabalhos presenciais estão sendo desenvolvidos com base nos temas "Autonomia", para os acadêmicos do 8o semestre, e "Gênese", junto aos calouros. Os trabalhos são orientados por uma equipe de profissionais de oito instituições brasileiras.

A aula inaugural foi marcada pela palestra do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Gomes, que elencou a importância do projeto como meio de consolidação de políticas educacionais indígenas.

Entre as autoridades presentes à cerimônia estavam o deputado estadual Renê Barbour, a superintendente de gestão de Educação Superior da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisosti Barbosa, o prefeito de Barra do Bugres, Aniceto Miranda, a representante indígena do Conselho Nacional de Educação, Francisca Novantino e o coordenador regional da Unemat em Barra do Bugres, Júlio Geraldo.

A experiência da Unemat apoiada pelo governo mato-grossense é um marco latino-americano na política de formação de professores indígenas. Destaque em seminários e conferências internacionais sobre educação superior indígena, a Universidade discute com outras instituições brasileiras e latino-americanas a elaboração de diretrizes educacionais para essa modalidade de ensino.

Exemplo disso foi o documento proposto a governos de sete países, a partir da Conferência Internacional Indígena realizada na Unemat em setembro do ano passado, que oferece subsídios à formulação de políticas publicas para o ensino superior indígena. Entre os indicativos do documento está a reivindicação dos povos indígenas por ensino de qualidade em todos os níveis e a garantia de formação continuada pautada em permanente diálogo com a política indígena e com base nas necessidades das comunidades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.