VOLTAR

Maioria dos índios não é vacinada contra a febre amarela

Campo Grande News
Autor: Fernanda Mathias
14 de Jan de 2008

Dentre os índios do sexo masculino, 52% estão desprotegidos contra a febre amarela, segundo o coordenador regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Flávio Brito. Este alto índice é atribuído ao fato de que os homens muitas vezes trabalham em usinas e não são encontrados pelas equipes multidisciplinares para serem imunizados. "Se for o caso nós iremos às usinas", diz.

Entre mulheres em idade fértil e crianças de 0 a 5 anos, o índice de imunização chega a 80%. Segundo Brito, há estoque suficiente à disposição nos 13 pólos do Estado, que contam com 71 postos da Funasa. A Fundação tem o controle nominal em seu sistema, que aponta quais os índios que não estão imunizados. A população indígena é de 74 mil pessoas em todo o Mato Grosso do Sul.

A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue. O hospedeiro natural da doença é o macaco. Por essas características é considerada uma doença silvestre. Este ano um paulista, que esteve em Bonito, foi contaminada. O caso é atribuído à Mato Grosso do Sul, por isso as ações de controle naquele município foram intensificadas.

Prevenção - A prevenção da febre amarela ocorre por meio da vacinação. A dose começa a produzir efeito 10 dias após a aplicação e é válida por 10 anos. Para prevenir os funcionários, que percorrem as aldeias, a Funasa estará nesta segunda-feira, a partir de 9 horas, fazendo uma campanha entre os seus servidores. Segundo Brito a maior parte dos funcionários já está imunizada, por isso foram colocadas à disposição para esta etapa 200 doses. A Funasa tem 1,5
mil funcionários no Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.