VOLTAR

Maior poluidor, China anuncia sistema de compra e venda de carbono

O Globo, Sociedade, p. 27
26 de Set de 2015

Maior poluidor, China anuncia sistema de compra e venda de carbono
Ao reafirmar acordo com americanos, asiáticos lançam comércio para cortar emissão de gases

O presidente americano Barack Obama recebeu ontem, na Casa Branca, o presidente chinês, Xi Jinping, para a sua primeira visita oficial aos Estados Unidos. Durante o encontro, os dois líderes mundiais anunciaram que pretendem continuar a trabalhar juntos em prol de um acordo sobre mudanças climáticas.
Os dois líderes revelaram a intenção de estabelecer um limite para as emissões de carbono, lembrando de um acordo acenado no ano passado, e detalharam algumas medidas serão tomadas.
Entre os compromissos assumidos pela China, maior emissora mundial de gases-estufa, está o lançamento em 2017 do sistema "cap-and-trade". A expressão, que na tradução livre seria algo como "limite e negociação", é usada para denominar um mecanismo de mercado que cria limites para as emissões de gases de um determinado setor ou grupo. Com base nos limites estabelecidos, são lançadas permissões de emissão e cada participante do esquema determina como cumprirá este teto. As cotas (ou permissões) de emissão podem ser comercializadas, ou seja, aquelas empresas que conseguem emitir menos do que foi estabelecido podem vender o excedente àquelas que não conseguiram (ou não quiseram) limitar suas emissões ao número de cotas que tinham. O país asiático aplicará esta estratégia em mercados-chave, como os de ferro, aço, geração de energia, indústria química e do papel.
- Esta é uma medida benéfica para as indústrias mais modernas, que são menos poluentes, e incentiva as de tecnologia ultrapassada a investir em modernização - explica Osvaldo Stella, diretor do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. - O Brasil deveria tomar estas medidas há muito tempo.
Obama confirmou que os EUA se comprometeram a reduzir, até 2015, suas emissões entre 26% e 28% (em relação aos índices de 2005). Já a China concordou em limitar suas crescentes emissões até 2030.
AJUDA A OUTROS PAÍSES
O sistema de "cap-and-trade" que será implementado na China formará o maior mercado de carbono do mundo. Parlamentares democratas tentaram aprovar uma legislação para criar um sistema semelhante nos EUA, mas não conseguiram votos suficientes no Senado em 2010.
A China também anunciou ontem que vai destinar o equivalente a R$ 13 bilhões para ajudar os países em desenvolvimento a combater as alterações climáticas.
Washington, por sua vez, reafirmou a promessa que fez no ano passado de direcionar R$ 12 bilhões para o Fundo Verde para o Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, divergências entre os parlamentares sobre o orçamento federal podem atrasar a implementação do compromisso.

O Globo, 26/09/2015, Sociedade, p. 27

http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/china-tera-mercado-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.