VOLTAR

Maior parque do Brasil vira Patrimônio Natural da Humanidade

Agencia JB
20 de Fev de 2002

O maior parque nacional do Brasil - o do Jaú, com 2,2 milhões de hectares - acaba de ser transformado em Patrimônio Natural da Humanidade. O anúncio já tinha sido feito por uma equipe de especialistas da Unesco, durante visita a Manaus, em janeiro. Mas a confirmação oficial só chegou hoje à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus.

O Parque Nacional do Jaú, localizado na região do Rio Negro (AM), foi transformado em Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em função da diversidade da fauna e flora de sua bacia hidrográfica completa (o Rio Jaú nasce e tem sua foz dentro da reserva) e, principalmente, pelo fato de ser uma área com 100% de sua cobertura vegetal.

Administrado pelo Ibama em parceria com a ONG Fundação Vitória Amazônica, que realiza pesquisas na área, o Jaú também é o segundo maior parque da América Latina. Em tamanho, só perde para o Parque de Canaima, na Venezuela, que tem 4 milhões de hectares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.