VOLTAR

Maggi receberá mais de 80 lideranças indígenas

24 Horas News-Cuiabá-MT
12 de Ago de 2004

Mais de 80 lideranças indígenas das 38 etnias existentes em Mato Grosso vão-se reunir com o governador Blairo Maggi no próximo dia 17, durante o Amazontech 2004. O evento tem como objetivo discutir uma proposta de desenvolvimento sustentável para a região amazônica.

O superintendente de Políticas Indígenas do Governo do Estado, Idevar José Sardinha, explicou que Maggi convidou os representantes para discutir as políticas desenvolvidas com as comunidades indígenas do Estado. Na ocasião, os caciques apresentarão um documento com reivindicações resultadas de dois dias de encontro das lideranças em Chapada dos Guimarães, que acontecerá nos dias 15 e 16 deste mês.

"Temos várias realidades. As aldeias localizadas na região de cerrado, por exemplo, são as que mais necessitam de projetos para um desenvolvimento sustentável. Já os índios que vivem na floresta precisam de orientação para ordenar o extrativismo, essa reunião servirá para nortearmos essas políticas", explicou Sardinha.

O superintendente visitou a aldeia dos Bakairis, na Região Norte de Mato Grosso, durante três dias da última semana. As aldeias Pakuera e Santana possuem 850 índios. Em seu relatório, ele constata que a agricultura mecanizada já faz parte da sobrevivência dessa população. "Verificamos que se torna importante estimular a diversificação dos plantios, buscando especialmente compatibilizar o consumo interno e o excedente de produção para o mercado envolvente", destaca. Para Sardinha, a pressão causada pelo aumento da população tem obrigado a sociedade Bakairi a buscar alternativas de sobrevivência - e o território coberto por vegetação rasteira (cerrado) oferece poucas condições para o sistema tradicional de roças.

Outro aspecto interessante analisado pela equipe da Superintendência de Políticas Indígenas é a participação política dos Bakairis no processo de escolha dos prefeitos e vereadores dos municípios de Paranatinga, Planalto da Serra e Nobres.

No aspecto educacional, os técnicos observaram avanços no método de ensino implantado nas aldeias. Um dos fatores que contribui para o sucesso na área da educação é a utilização do método bilíngüe nas escolas. Neste ano, os bakairis foram beneficiados com a construção de uma nova escola com um diferencial, a arquitetura inovadora.

RITUAL SAGRADO - Quinze índios Bakairis apresentarão o ritual do Kapa na abertura do Amazontech, no dia 16 de agosto. A apresentação é um cântico de louvor à natureza. Nas aldeias, os indígenas costumam fazer o ritual durante comemorações tradicionais como a Festa do Milho. Ornamentados com fios de algodão nos braços e nas pernas e pinturas corporais, os dançarinos apresentam-se mascarados (com cocares, palha e seda de buriti).

Os índios acreditam que depois da apresentação do Kapa acontece uma chuva de bênçãos e fartura para todos da comunidade indígena. A dança que já foi apresentada em países da Europa como França e Bélgica só pôde ser exibida fora da aldeia com a autorização dos pajés e outros líderes espirituais da nação indígena, por se tratar de um ritual sagrado

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.