VOLTAR

Maggi propõe a ministra ampliar área do Parque do Cristalino

Midianews-Cuiabá-MT
25 de Jul de 2003

Estender o Parque Estadual do Cristalino (localizado em Alta Floresta) até a Serra do Cachimbo, ao sul do Pará. Esta foi a proposta que o governador Blairo Maggi fez à ministra Marina Silva, durante a visita ao estande da Fundação Estadual do Meio Ambiente, na 2ª Expoambiente (Feira de Iniciativas Sustentáveis), que acontece até o dia 26 em Alta Floresta.

A intenção do governador ao propor esta idéia à ministra é evitar os conflitos de terra e o aumento de ocupações que vêm ocorrendo no Parque há alguns meses. Atenta ao pedido, Marina Silva disse que vai estudar tecnicamente o que pode ser feito.

Durante a abertura, a ministra e o governador assinaram o documento que cria o Consórcio Intermunicipal de Usuários de Recursos Hídricos para a Gestão do Rio Teles Pires. O consórcio é resultado de projetos-de-lei nas câmaras municipais das 11 cidades que participam do consórcio. A iniciativa prevê a regulamentação de políticas ambientais que buscam a recuperação, a prevenção e a promoção de estudos na bacia, através de ações de fomento de gestão e conservação de recursos hídricos. O consórcio ainda vai implantar projetos de Educação Ambiental para a população.

Blairo Maggi e Marina Silva assinaram ainda o Termo de Compromisso do Protocolo do Fogo em Alta Floresta, que constitui num compromisso de toda a população em combater e controlar o fogo no período de proibição das queimadas, que vai de 15 de julho a 15 de setembro, todos os anos.

Após a abertura da segunda edição do evento, a ministra anunciou que está trabalhando na elaboração de políticas publicas para o setor madeireiro, que apontem alternativas de desenvolvimento econômico sustentável da Floresta Amazônica. Em seu discurso, ela destacou que o setor precisa se conscientizar que, conforme a legislação ambiental, é proibido ocorrer desmatamentos em áreas indígenas e em áreas de preservação ambiental.

Marina informou ainda que em breve o Ministério do Meio Ambiente vai realizar um concurso público para a admissão de novos fiscais, analistas ambientais e engenheiros florestais para trabalhar em todo o país.

Blairo Maggi, por sua vez, alertou ao setor madeireiro que a legislação precisa e será cumprida. O governador destacou ainda que é preciso acontecer uma certa flexibilização na legislação para que o setor madeireiro possa efetivamente trabalhar de forma sustentável.
(-Midianews-Cuiabá-MT-25/07/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.