VOLTAR

Maggi participa de colheita em aldeia indígena

Midianews-Cuiabá-MT
25 de abr de 2005

Dando continuidade à política estabelecida de proporcionar melhores condições de vida aos povos indígenas do Estado e também de buscar condições pacíficas entre índios e produtores rurais, o governador Blairo Maggi participou, neste domingo, da colheita de arroz, realizada na aldeia xavante Areões, a 20 quilômetros do Município de Água Boa (750 km a Nordeste de Cuiabá).

A ação é uma demonstração de que o Estado procura incentivar, com respeito à cultura e à diversidade dos povos indígenas, projetos de economia auto-sustentável, de acordo com atividades de conhecimento de capacidade de cada um deles.

A estrutura para plantio, de sementes a máquinas, como também a colheita, armazenamento, transporte e comercialização do arroz produzido na aldeia, foi viabilizada por meio de uma parceria com produtores rurais da região e Fundação Nacional do Índio (Funai).

"É a melhor alternativa que encontramos para dar respeito e dignidade aos nossos índios, proporcionando alternativa econômica e de alimentação para eles. O que resolve problemas como a falta de alimentação são ações concretas como essa", destacou o prefeito do Município, Maurício Tonhá.

A produção, plantada em cerca de 100 hectares, já foi comercializada e será revertida para as outras aldeias - Areões 2, no Município de Nova Nazaré, e Pimentel Barbosa.

Os caciques das aldeias agradeceram o empenho do governador em proporcionar aos povos indígenas de Mato Grosso a dignidade e o respeito que esperam.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.