VOLTAR

Maggi diz ser contrário à redemarcação de território indígena

Midianews-Cuiabá-MT
29 de Ago de 2003

O desaparecimento do índio xavante Joaquim, 72 anos, também reacendeu a polêmica envolvendo produtores rurais, Governo do Estado e Funai em relação à redemarcação territorial da Reserva Sangradouro/Volta Grande. A Justiça Federal autorizou, por meio de liminar, na quarta-feira (27.08), que técnicos da Funai voltem a fazer os estudos necessários para a redemarcação do território.

Segundo a representante do Ministério Público Federal, presente na comitiva do governador durante à visita a Aldeia Sangradouro, Agda Aparecida, os índios têm o direito, garantido constitucionalmente, de saber se as terras pleiteadas são indígenas e o trabalho do MPE é garantir isto.

O governador Blairo Maggi posicionou-se contra esta redemarcação e disse aos caciques xavantes que 17% do território mato-grossense são ocupados por nações indígenas e é inadmissível aumentar este percentual.

"Não sou contra aos índios e esta minha posição causou uma falsa afirmação de que o governador não gosta de índio. Apenas não concordo em aumentar o território, formando ilhas de pobreza em torno de um mar de riqueza", disse o governador Maggi, que brincou ao dizer que seu relacionamento com os índios é tão bom que, em uma aldeia Pareci, há um indiozinho com o mesmo nome que o seu (Blairo).

Maggi também garantiu aos caciques da Reserva Sangradouro que não admitirá que tomem um metro quadrado sequer do território deles. "Isto é um compromisso constitucional e não tolerarei abusos", afirmou.

De acordo com o coordenador regional para áreas xavantes, de Goiás, Edson Beiriz, que também estava presente na visita à aldeia, a intenção da comunidade não é ampliar o território, mas sim melhorar a qualidade de vida da população indígena. Para Blairo Maggi, este é o trabalho que deve ser feito junto às comunidades indígenas e não a ampliação do território.

O prefeito de General Carneiro, Juraci de Aquino, destacou que 35% da população do Município são composta por indígenas e grande parte do território também. "Tenho certeza que a vinda do governador resolverá a questão da redemarcação, pois o acordo garantirá a assistência que os índios reivindicam", disse o prefeito.

Reserva Sangradouro - A Reserva Indígena do Sangradouro/Volta Grande localiza-se a 40 km do Município de Primavera do Leste (230 km ao Sul de Cuiabá). Ocupa uma área de aproximadamente 100 mil hectares. Na aldeia vivem cerca de 800 indígenas da etnia xavante.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.