VOLTAR

Madeireiros ilegais apanhados em território indígena

Fátima Missionária- http://www.fatimamissionaria.pt
05 de Nov de 2016

Os últimos índios Kawahiva, sobreviventes de uma tribo que praticamente já foi dizimada pelas doenças transmitidas pelo homem `branco´, correm perigo de vida, devido à invasão do seu território por madeireiros ilegais, denuncia a Survival Internacional, uma organização comprometida com a defesa dos direitos dos povos indígenas.

"O Brasil comprometeu-se em proteger a terra dos Kawahiva em abril mas, com a demora do governo, uma crise humanitária urgente e terrível está se desenvolvendo. A terra dos Kawahiva ainda está a ser invadida e a sua floresta, destruída. Está na hora do governo brasileiro agir como prometeu, antes que o genocídio de um povo inteiro seja completo", apelou o diretor da Survival, Stephen Corry.

Recentemente, um grupo de madeireiros foi apanhado em território Kawahiva pelos funcionários da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Como os invasores terão o apoio dos políticos locais e os elementos da fundação não têm o poder de os prender, os homens foram seguiram o seu caminho em liberdade. Desde então, "vários grupos de madeireiros têm invadido o território".

Para Jair Candor, um sertanista da FUNAI que há anos trabalha para proteger a terra dos Kawahiva, é preciso agir com urgência: "Os Kawahiva estão cercados. Qualquer contato que for feito, vai haver uma perda muito grande para a tribo. A única maneira de garantir o seu futuro é fazer a demarcação da terra e colocar uma equipa permanente de fiscalização. Se não, será mais um grupo que vai ficar só na história, como tantos outros aqui na região".

http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=35690&sec=8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.