VOLTAR

Madeira é apreendida em Terra Indígena e nove empresas são embargadas no Maranhão

Ibama - www.ibama.gov.br
Autor: Christian Dietrich
10 de ago de 2009

Equipes da Operação Atarawaca/Arco de Fogo, na qual trabalham em conjunto o Ibama, a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança, a Polícia Rodoviária Federal e a Funai, apreenderam cerca de 100 toras e maquinário dentro da terra indígena - TI Alto Turiaçu e embargaram atividades em nove serrarias no município de Governador Nunes Freire/MA, em três ações realizadas simultaneamente no final de semana.

Duas das equipes atuaram em pontos diferentes dentro da terra indígena, onde flagraram a exploração ilegal de madeira, apreendendo, além das toras, um trator, um caminhão, uma moto e três armas calibre 12. Seis pessoas foram presas. Todas estavam na área de extração no interior da TI e confessaram trabalhar para madeireiras.

Outra equipe vistoriou as serrarias em Governador Nunes Freire, embargando nove empresas onde foram encontradas irregularidades. Parte dos maquinários das empresas foi apreendido e retirado dos locais. Mais de R$ 600 mil em multas foram aplicados.

A Operação Atarawaca/Arco de Fogo atua no oeste do Maranhão e objetiva combater o desmatamento criminoso e a exploração ilegal de madeira na região, com especial atenção à Reserva Biológica de Gurupi e às terras indígenas Alto Turiaçu, Awa-Guajá, Caru e Araribóia, onde o crime ambiental ameaça os povos indígenas.

A exploração ilegal de madeira e o desmatamento criminoso na Amazônia, em geral, estão relacionados com outros crimes na região, como a exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão, grilagem de terras, falsificação de documentos e sonegação fiscal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.