Correio Braziliense (Brasília-DF)
05 de Out de 2000
Os Xikrin do Cateté, subgrupo Kayapó que habita o sul do Pará, derrubaram cerca de mil metros cúbicos de madeira de lei para vender ao mercado nacional e internacional. Com autorização da Funai e do Ibama, eles devem ser a primeira comunidade indígena a explorar madeira nobre com o selo verde da FSC. A exploração madeireira dos Xikrin faz parte de um plano de manejo, coordenado pelo Instituto Socioambiental (ISA), que prevê a extração com critérios adequados que permitam a reprodução das árvores, além da comercialização adequada.
Segundo Nilto Tatto, secretário executivo do ISA, o plano evita a exploração predatória e mostra como uma exploração de baixo impacto é rentável.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.