VOLTAR

Luzes na Caverna do Diabo

O ECO - www.oeco.com.br
04 de Mar de 2010

Amanhã (5), o paque estadual da Caverna do Diabo inaugura novidades como centro de visitantes, restaurante, estacionamento, projeto paisagístico e rede elétrica. A área protegida fica no município paulista de Eldorado, a 220 quilômetros de São Paulo. Também será entregue o plano de manejo espeleológico para a caverna. Conforme a secretaria de Meio Ambiente do estado, trata-se do primeiro plano a ficar pronto entre 32 necessários para regularizar o turismo de cavernas no Vale do Ribeira. A atividade atrai quase 60 mil visitantes por ano.

Segundo a secretaria, foram aplicados 4 milhões de reais nas obras, que incluem nova iluminação para a caverna, capacitação de monitores e de empresas de turismo para melhor atender os visitantes. O dinheiro integra um empréstimo de 15 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento para investimentos em seis parques estaduais: Parque Estadual de Intervales (Petar), Intervales, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, Ilhabela e Caverna do Diabo.

Em 2008, Diabo e outras dez cavernas no Petar ficaram quatro meses fechadas. Só foram reabertas depois que o governo paulista, Ibama, Instituto Chico Mendes e União assinaram um acordo prevendo a realização de planos de manejo para as cavernas, em até dois anos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.