VOLTAR

Luta indígena marca presença no Grito dos Excluídos

Leia Já - https://www.leiaja.com/
Autor: Paula Brasileiro
07 de Set de 2021

Nesta terça (7), a luta indígena também encontrou espaço no 27o Grito dos Excluídos, no Recife. Membros da Associação Indígena em Contexto Urbano marcaram presença no ato para pleitear pautas como o genocídio e o Marco Temporal.

Com pinturas tradicionais e cocares, indígenas da etnia Karaxuwanassu, se reuniram na praça do Derby, na Região Metropolitana do Recife, para acompanhar o ato. A cacica Valquíria Kyalonãn falou, em entrevista ao LeiaJá, sobre seu povo. "O povo é uma emergência étnica de vários povos, nós emergimos para pedir políticas públicas e para nos organizarmos dentro desse contexto urbano".

A cacica também falou sobre a urgência de lutar contra o Marco Temporal que pretende revisar a questão da demarcação de terras originárias. Vários povos estão na capital federal, para protestar contra o projeto de lei. "Nós estamos sendo usurpados em todos os nossos direitos conquistados por nossos antepassados. Agora, eles querem tirar o direito à nossa terra, nossa vida. A terra para nós não é a questão capitalista, é vida. Muitos que não puderam ir pra Brasília, se juntaram aqui ao Grito dos Excluídos e aos movimentos sociais, que muito nos ajudam, para que juntos possamos fazer esse enfrentamento".

Fonte: https://www.leiaja.com/politica/2021/09/07/luta-indigena-marca-presenca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.