VOLTAR

Luta dos povos indígenas brasileiros chega a Paris

Rádio França Internacional http://pt.rfi.fr/
Autor: Carina Branco
30 de Out de 2018

Paris acolhe, até esta quarta-feira, a Cimeira Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos. Um dos intervenientes é Geovani Krenak, um conhecido porta-voz do povo indígena brasileiro Krenak, que aproveitou a tribuna internacional para denunciar o atropelo aos direitos dos povos indígenas no Brasil.

Cerca de 150 defensores dos direitos humanos estão reunidos, em Paris, desde esta segunda-feira e até quarta, para debater estratégias de luta contra a repressão, o racismo e a discriminação.

Geovani Krenak, porta-voz do povo indígena brasileiro Krenak, teme que a eleição de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil aumente a perseguição aos povos indígenas no país.

O activista vai receber, em Paris, a 3 de Novembro, o prémio France Libertés - Fondation Danielle Mitterrand pela campanha "Justiça pelos Krenak", na qual reclama a prisão para os responsáveis do "crime ambiental" no Rio Doce. Em Novembro de 2015, o rompimento de uma barragem no município brasileiro de Mariana, onde estavam armazenados resíduos tóxicos, provocou a morte a 19 pessoas e contaminou centenas de quilómetros na região e "matou" o Rio Doce, naquele que é considerado o pior desastre ambiental do Brasil.

http://pt.rfi.fr/franca/20181030-luta-dos-povos-indigenas-brasileiros-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.