VOLTAR

Luta contra o desperdício

Folha Bancária, 22-23, 26/03/2007, Ambiente, p. 4
26 de Mar de 2007

Luta contra o desperdício

A Terra já foi mais de uma vez chamada de "Planeta Água", tamanha a importância deste elemento natural para a vida. O que nem todos sabem é que apenas cerca de 0,008 %, do total da água no mundo é própria para o consumo. Do restante, 97% está nos mares e, quase a totalidade da água doce disponível está solidificada nas geleiras dos pólos.

Segundo a Organização Não-Governamental Instituto Socioambiental (ISA), a quantidade de água mantém-se constante ao longo dos últimos 500 milhões de anos na Terra. "O dado alarmante é que, nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água cresceu muito mais, cerca de sete vezes", alerta Marussia Whately, coordenadora do Programa Mananciais do ISA.

Por essas e outras, em todo o planeta comemora-se nesta quinta, dia 22, o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992, durante a conferência Eco-92. Desde então, a entidade elege anualmente um tema para estimular discussões e debates sobre este precioso bem natural. O lema em 2007 é Enfrentar a escassez de água.

Por aqui - Estudo divulgado em fevereiro pela FAO, agência da ONU para agricultura e alimentação, informa que dentro de 20 anos dois terços da população da Terra enfrentará escassez de água. "Hoje, cerca de um bilhão de pessoas não têm acesso a água limpa o suficiente para suprir necessidades básicas diárias. As doenças associadas à falta de saneamento básico mataram no Brasil, em 1998, mais pessoas do que a Aids. O número de óbitos foi superior ao de homicídios registrados no mesmo ano na Grande São Paulo", diz Marussia.

Ainda segundo o ISA, 40% dos lares brasileiros não contam com rede de esgoto. Pior: 80% do esgoto produzido é despejado sem tratamento nos rios, lagos e mares. Mesmo São Paulo, que tem a melhor situação do país, conta com apenas 35% do esgoto tratado.

O manejo incorreto da água fez a represa de Guarapiranga, uma das três maiores que abastecem a região metropolitana da capital paulista, perder 19% de sua área em 30 anos.

Você também pode ajudar

Chuveiro é melhor que ducha - Em 15 minutos, um banho de alta pressão consome 135 litros. O chuveiro elétrico economiza, em média, 30%. Você também pode ensaboar o corpo com a torneira desligada.

Balde para o carro - Uma mangueira aberta por 30 minutos libera até 560 litros. Se um balde for usado para lavar o carro, o gasto cai para 40 litros.

Descarga econômica - Quando acionada, a válvula de descarga comum despeja entre 10 e 30 litros; a caixa acoplada consome de 4 a 24 litros.

Vassoura na calçada - Um esguicho libera quase 280 litros de água em 15 minutos, razão mais que suficiente para usar vassoura na sua calçada.

Copo e escova - Ao escovar os dentes, use um copo cheio de água (250 ml). Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto.

Folha Bancária, 22-23, 26/03/2007, Ambiente, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.