VOLTAR

"Lula tem se mostrado inimigo dos índios", dizem lideranças do Xingu

Amazônia.org - http://www.amazonia.org.br
03 de Mai de 2010

Os líderes indígenas que fazem a paralisação da Balsa de Travessia do Rio Xingu, na BR-080, em Mato Grosso, disseram que as ações do governo Luiz Inácio Lula da Silva são contrárias aos interesses dos povos indígenas.

"Luiz Inácio Lula da Silva tem se mostrado inimigo número um dos índios. Fica bem claro que seu governo é inimigo da natureza e contra a preservação dos rios", dizem, em duas cartas enviadas, uma à Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e outra ao cacique Aritana Yawalapiti.

Os índios paralisam o tráfego de balsas no rio Xingu desde o dia 23 de abril, como uma reação à posição pública do presidente de anunciar que construirá Belo Monte "de qualquer jeito". "Nós entendemos que ele quer a nossa destruição, quando diz que vai construir Belo Monte de qualquer jeito. Isso fica bem claro".

Segundo os índios, a paralisação das balsas continuará. "Aqui na travessia da Balsa na Aldeia Piaraçu, o movimento de paralisação da balsa vai continuar por tempo indeterminado, até que os órgãos do Governo Federal venham aqui pra falar conosco, para tratarmos da não construção de Belo Monte", afirmam os indígenas.

Na carta, os índios do Xingu também se dizem indignados com as atitudes do presidente. "Estamos indignados, pois muitos de nossos parentes votaram nele, pensando que ele iria governar com democracia, considerando o índio e preservando a natureza".

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=353591

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.