VOLTAR

Lula recebe reivindicações dos povos indígenas e promete voltar em setembro

CIR - http://www.cir.org.br
19 de Abr de 2010

Presidente Lula da Silva prometeu que vai retornar antes de concluir seu mandato e, no discurso aos índios e aos centenas de convidados para a Festa da Homologação, ele não hesitou em marcar a data: 19 de setembro deste ano
Na visita que fez à Comunidade de Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no Município de Uiramutã, no dia 19 de abril, o presidente Lula da Silva prometeu que vai retornar antes de concluir seu mandato. No discurso aos índios e aos centenas de convidados para a Festa da Homologação, ele não hesitou em marcar a data: 19 de setembro deste ano.
A pressa em confirmar seu retorno a Maturuca ocorreu depois que, ao chegar na comunidade, perto de meio-dia, recebeu a "Carta do Araçá" das mãos do coordenador-geral do Conselho Indígena de Roraima, que é o documento final da Assembleia Geral dos Povos Indígenas, realizada em março passado na Comunidade do Araçá, no Município de Amajari, que contém seis páginas relatando as principais reivindicações dos povos indígenas depois da conquista de suas terras.
O documento foi entregue assim que ele chegou, numa reunião fechada na escola de Maturuca, na qual participaram somente lideranças indígenas, inclusive de outros estados, que também fizeram suas cobranças. Lula ficou lendo atentamente o documento e depois ouviu as lideranças indígenas, que falaram principalmente de saúde, energia e educação.
Depois de ser conduzido a pé, acompanhado por dezenas de indígenas, entre mulheres e crianças que o haviam recepcionado na pista de pouso, às 11h47, o presidente chegou ao palco montado no centro da comunidade. Lá foi saldado, homenageado, ovacionado e presenteado por lideranças indígenas. Ele foi o último a falar ao público, por volta das 13h40.
Para dar resposta imediata às cobranças feitas no documento e verbalmente pelos coordenadores do CIR e de Maturuca, o presidente começou falando de improviso. Antes fez uma contextualização sobre sua política indigenista. Disse que evitou visitar a Terra Indígena Raposa Serra do Sol por causa da polêmica e da divergência que surgiu em torno do assunto.
"Nunca vi, em nenhum momento desses meus 30 anos de convivência com o povo indígena, ninguém querer reivindicar nada que não fosse seu. Não conhecemos, na história, nenhum momento em que uma nação indígena invadiu a terra de outro para tomar conta. Pelo contrário, o que acontece, normalmente, são os outros invadirem as terras indígenas, tentando se apossar de uma terra que não é deles", afirmou Lula da Silva para mostrar a legitimidade da luta dos índios.
Lembrou que o processo de demarcação não começou no governo dele e foi enfático ao lembrar que há 34 anos os índios de Roraima já vinham lutando pela demarcação, enfrentando um embate político jamais visto. Lula falou da grande quantidade de outdoor em Boa Vista atacando ele e seu governo. Era como se nós fôssemos o demônio, porque diziam que a gente iria tirar a terra que Roraima precisava para produzir. Um estado com tanta terra ainda sem produzir, alguns queriam exatamente a terra que não era deles, que era dos índios", disse.
Para exemplificar que não tinha interesse em partir para conflito, o presidente comentou que não usou o Exército para retirar os não-índios. "Queríamos negociar, e não brigar", frisou lembrando que o governo pagou indenização para os arrozeiros e ainda assim surgiram inúmeros processos judiciais contestando e liminares concedidas aos não-índios, até que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela legalidade da terra indígena de forma continua em 1,7 milhão de hectares, no ano passado.
"Foi um gesto de grandeza do Supremo, que decidiu que a Raposa Serra do Sol tinha dono e que os índios eram legítimos donos dessas terras", disse ao complementar que, depois dessa decisão, a luta do governo continuou para regularizar as terras do Estado. "O Estado de Roraima era ilegal e regularizamos 6 milhões de hectares".
DISCURSO - Depois de falar de improviso, Lula da Silva pegou um discurso pronto e complementou sua fala. Comentou novamente sobre a luta dos povos Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Patamona e Iekuana, os classificando como exemplos para todo o Brasil como "os mais bravos gueirros" que o país já conheceu.
Ele disse que, embora 21 lideranças indígenas tenham morrido nos 34 anos de luta, os índios venceram sem revidar, sem praticar atos de violência. Lembrou que enfrentaram inimigos armados, o poder econômico e político. "Mas eles não sabiam que os índios tinham uma arma mais poderosa: o espírito de luta, a união e a proteção dos seus ancestrais, representado na figura mítica de Makunaima", afirmou.
FUNAI - Especificamente falando da política indigenista, Lula frisou que recebeu a Fundação Nacional do Índio (Funai) "à beira da extinção", sem renovação do quadro de servidores, fruto de uma "política de abandono". Disse que seu governo promoveu concurso público e reestruturou o órgão. Ele confirmou que em maio haverá uma reunião em Brasília para tratar sobre a Funai e o que pode ser feito sobre as reivindicações pendentes.
SAÚDE - Ao começar a falar sobre saúde indígena, Lula novamente usou o improviso ao dizer que iria fazer uma provocação ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e ao presidente da Funai, Márcio Meira. Ele se referia às duras cobranças feitas pelos índios durante sua recepção. "Vamos voltar aqui [em Maturuca] para saber o que aconteceu, para saber o que foi feito", comentou.
Na mesma hora, marcou a dia 19 de setembro para que ele e sua comitiva retornem com a finalidade de saber o que foi feito pelo governo frente às cobranças promovidas pelos índios. "Os índios não se esconderam na sua simplicidade para dizer algumas verdades para nós, ao reivindicar saúde, educação e saneamento básico", afirmou.
"Na hora em que eles têm a terra, estão descobrindo que é preciso ajuda para que possam plantar, escola de qualidade, saúde de qualidade, água potável, saneamento básico[item lembrado por uma voz feminina na platéia]. A gente começa a descobrir que os índios estão muito mais sabidos do que a gente pensa. Eles me entregaram com uma mão um documento agradecendo e me entregaram com a outra mão vinte documentos reivindicando", disse elogiando a organização dos indígenas e fazendo uma alusão à reunião fechada na escola, quando foram entregues vários documentos e cobranças verbais.
Com relação à criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena, o presidente foi enfático ao dizer que não estava na hora de aplaudir - referindo-se à expectativa que surgiu de que ele assinaria em Maturuca a criação da pasta. Ele disse que a Medida Provisória ainda precisa de regulamentação para ser aprovada no Congresso a fim de que a pasta seja oficialmente criada.
Falando sobre as cobranças que recebeu - principalmente feita pelo coordenador do CIR, Dionito José de Souza, que mora na comunidade, o qual disse que os índios esperam até 15 dias para serem atendidos por um médico -, Lula disse dirigindo-se ao ministro Temporão que "índio doente não pode esperar". Para amenizar, frisou que isso era uma cobrança de um presidente fazendo cobrança para ele mesmo. "Precisamos fazer muito mais", destacou.

Lula pede que Jucá resolva problema
de energia de Maturuca com governador

No final de seu discurso em Maturuca, Lula deu uma missão ao seu líder no Senado, Romero Jucá (PMDB). Ele pediu que Jucá ligasse para o governador Anchieta Junior (PSDB) - que não foi ao evento alegando compromisso no interior do Estado - com a finalidade de pedir que a Companhia Energética de Roraima (CERR) deixasse um dos dois geradores instalados em Maturuca provisoriamente.
"Tenho certeza que, assim que eu virar as costas [ir embora], a comunidade vai ficar no escuro", comentou o presidente antes de se dirigir ao senador, que é aliado político de Anchieta. A CERR colaborou com a Festa da Homologação cedendo dois geradores de energia, o que garantiu energia 24 horas durante os cindo dias de evento, que começou dia 15 e encerrou hoje.
O presidente frisou que vai cobrar pessoalmente do ministro de Minas e Energia a resolução do problema da falta de energia dentro do Programa Luz para Todos. Sem citar o governo local, que não conseguiu executar o programa pelo fato das contas não terem sido aprovadas, Lula disse que seu governo já levou energia para 12 milhões de brasileiros e quer ampliar esse número até o final de seu governo.

Conselho Indígena de Roraima

http://www.cir.org.br/noticias.php?id=713

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.