VOLTAR

Lula nos enganou

O Globo, Economia, p. 31
Autor: YANOMAMI, Davi Kopenawa
24 de Jun de 2007

'Lula nos enganou'

Davi Yanomami

O napë pë, que significa homem branco para os Yanomami, que se cuide. O líder Davi Yanomami já mandou recado para o presidente da Funai, Márcio Meira, avisando que não vai permitir mineração em terra indígena. Seu engajamento começou nos anos 80.

O Globo: O governo está convencido que a mineração vai ajudar a pôr fim nos garimpos em terra indígena. O senhor concorda com essa avaliação?

Davi Yanomami: Eu sou contra. Lula nos enganou. Porque eu sou filho da Amazônia. Eu nunca vi mineração fazer coisas boas. Eles chegam e fazem um grande buraco. É por isso que não quero o governo mexendo com nossa terra Yanomami demarcada.

Mas o governo acredita que a mineração é menos prejudicial?

Yanomami: Eu não acredito. Para a gente, dinheiro é pequeno, mas para eles é grande. Não sei quantos por cento eles vão dar para os índios. Mas sei que é pouco, muito pouco. E a vida da natureza é grande. É maior do que qualquer dinheiro. Vale mais que dinheiro, porque dinheiro acaba. Nós, Yanomani, que preservamos a natureza há muitos anos, não queremos mineração. Nós queremos que nossa terra seja respeitada. Nós vamos morrer de fome quando a mineração chegar e entrar na terra Yanomami.

O Globo, 24/06/2007, Economia, p. 31

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.