VOLTAR

Lula nao editara MP da soja, diz Marina Silva

OESP, Geral, p.A13
28 de Set de 2004

Lula não editará MP da soja, diz Marina Silva
Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, repetiu ontem quatro vezes, em entrevista no Palácio do Planalto, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não assinará medida provisória liberando o plantio de soja transgênica. Após encontro com Lula, Marina informou que a "orientação" do governo é aguardar que o Congresso avalie o projeto de lei de Biossegurança, encaminhado pelo Executivo.
"Ele já assinou duas medidas provisórias (sobre soja transgênica), por isso estaria criando um processo inadequado se assinasse outra", disse. "O plantio vai começar no dia 10 ou 15 de outubro, o Legislativo tem tempo para votar a proposta em regime de urgência urgentíssima."
Horas antes, em São Paulo, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que os produtores que iriam plantar soja transgênica não ficariam desamparados legalmente. "Não existe um duelo, uma quebra-de-braço. A elaboração do projeto em tramitação no Senado teve a participação do ministro Roberto Rodrigues e do ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo", disse Marina. Rodrigues e Aldo defenderam junto ao presidente a edição da MP. "Agora, vamos esperar que o Congresso se pronuncie", afirmou a ministra.
Na sexta, Aldo informou que o governo não descartava a MP, mas preferia a aprovação da lei no Congresso. Há duas semanas, Lula disse ao Estado que não a editaria. Na mesma semana, o porta-voz do Planalto, André Singer, informou que o governo podia editá-la. (Leonencio Nossa)

OESP, 28/09/2004, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.