VOLTAR

Lula faz desapropriação de fazenda em Marabá

FSP, Brasil, p. A8
20 de Out de 2004

Lula faz desapropriação de fazenda em Marabá

Da agência Folha, em Campo Grande

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem a primeira desapropriação de fazenda no país motivada por casos de trabalho escravo, destinando a terra situada em Marabá (PA) à reforma agrária. A desapropriação é inédita, segundo o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Rolf Hackbart. "É um processo mais complexo, mas não é só saber [se a fazenda] produz ou não produz", afirmou Hackbart.
Para o Incra, pesou na desapropriação o "trabalho degradante" na propriedade, os danos ao meio ambiente e a produtividade.
A área em que serão assentadas 250 famílias é da empresa Jorge Mutran Exportação e Importação, exportadora de castanha-do-pará. Devido aos supostos casos de trabalho escravo na propriedade, a empresa fez acordo com o Ministério Público do Trabalho e vai pagar indenização de R$ 1,3 milhão em 18 parcelas mensais.
A reportagem não conseguiu localizar Evandro Mutran, diretor da empresa. Em entrevista anterior à Folha, ele negou a acusação.

FSP, 20/10/2004, Brasil, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.