VOLTAR

Lula defende solução para Raposa Serra do Sol

Fonte Brasil -Boa Vista-RR
11 de Mar de 2004

O presidente Lula defendeu uma solução consensual para a reserva indígena Raposa Serra do Sol (RR). A informação é do relator da comissão externa que avalia a demarcação da reserva , deputado Lindberg Farias (PT-RJ). Ele reuniu-se com o presidente ontem para tratar da questão. "O presidente foi bastante claro nisso e considera que as coisas estão evoluindo bem", disse.

O deputado lembrou que o estado de Roraima encontrava-se "em pé de guerra" em função dessa demarcação. Lindberg anunciou que apresentará seu relatório em 15 dias. A terra indígena Raposa Serra do Sol é a habitação ancestral dos povos macuxi, wapichana, ingarikó, taurepang e patamona, uma população estimada em 15 mil índios. Há mais de 30 anos, as comunidades indígenas lutam para que a terra seja reconhecida definitivamente.

Ontem uma audiência pública da comissão externa da Câmara avaliou a demarcação da reserva. Os deputados ouviram o coordenador do Grupo de Trabalho Estadual de Roraima, Alcir Gursen de Miranda, e os antropólogos Carlos Borges e Maria Guiomar de Melo. Segundo Lindberg Farias a reunião foi importante mas a demarcação das terras, mais que uma questão técnica, é política, envolvendo aspectos sociais, econômicos e de soberania nacional. "Existem vários elementos importantes além do laudo técnico", considerou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.