VOLTAR

Luizinho da Tabela diz que demarcação não sai este ano

Brasil Norte-Boa Vista-RR
07 de Dez de 2002

Na quinta-feira, Luizinho manteve contatos com líderes governistas e de partidos pertencentes à situação

Segundo o parlamentar, em todas as conversas que teve, ficou claro que não há intenção de FHC em assinar o decreto

A demarcação da área Raposa/Serra do Sol em reserva indígena não será definida no governo Fernando Henrique, ou seja, até 31 de dezembro. A afirmação é do deputado federal Luizinho da Tabela (PFL).
Segundo ele, apesar de representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR) afirmarem que a demarcação está em vias de ser assinada, não há nenhuma confirmação do ato no Ministério da Justiça e nem na Presidência da República.

Durante todo o dia de quinta-feira Luizinho manteve contatos com líderes governistas e de partidos pertencentes à base situacionista.
Ele informou que em todas as conversas que teve, ficou bem claro que não há intenção do presidente Fernando Henrique em assinar o decreto que demarca a área Raposa/Serra do Sol.

Processo avançado
No entanto, ele admite que o processo de demarcação nunca esteve tão avançado como agora. "É certo que há muita pressão em cima do governo federal em demarcar a área, pressão internacional inclusive. Mas, pelo menos nesse momento os arrozeiros de Roraima que têm plantações na área pretendida podem ficar certos que ainda há tempo para se definir uma saída que atenda as duas partes envolvidas". Embora afirme que a demarcação não ocorrerá este ano, Luizinho faz questão de ressaltar que o momento é de união entre as classes política e empresarial de Roraima no sentido de também fazerem pressão, mas essa pressão junto à equipe de transição do futuro governo. O presidente eleito tem afirmado constantemente que o seu governo não tomará decisões com base em entendimentos de tecnocratas de Brasília, e sim, ouvirá os setores locais envolvidos nas questões para buscar as soluções dos problemas sociais, econômicos e de desenvolvimento de todas as regiões do país", lembrou Luizinho.

Prioridade
Para ele, caberá à bancada parlamentar que assume em fevereiro tratar como prioridade a questão da demarcação da Raposa/Serra Sol.
O que esteve ao nosso (atual bancada de deputados federais e senadores) alcance foi feito. Não conseguimos definir a criação da reserva, mas por outro lado impedimos que ela ocorresse de forma a prejudicar o estado", ressaltou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.