VOLTAR

LONDRES RECEBE MOSTRA SOBRE ÍNDIOS XINGUANOS

FotoSite.com.br
Autor: Érica Rodrigues
06 de Out de 2005

Fotógrafo Paulo Marcos documentou cotidiano local durante as filmagens de "Kuarup", de Rui Guerra

O fotógrafo Paulo Marcos, atualmente editor de fotografia do jornal O Lance!, inaugura nesta terça-feira, 11, a exposição Kuarup Quarup , na Galeria de Arte 32, anexa à embaixada brasileira, em Londres. Serão apresentadas 38 fotografias feitas no Xingu, em 1988, durante as filmagens do filme Kuarup, de Ruy Guerra.

"Quando soube que Ruy Guerra iria filmar o grande livro Quarup, de Antonio Callado, fiz chegar a ele que tinha interesse em fazer o still do filme. Já o tinha feito em seu filme anterior, Ópera do Malandro, e havia adorado a experiência", relata Paulo Marcos no texto da exposição. O fotógrafo ficou no Xingu durante os quatro meses da filmagem e acabou registrando também o dia-a-dia dos índios. "Minha intenção não é o de produzir um conjunto de fotos de valor antropológico. Também não pretendo que estas fotos sejam definitivas. Outros fotógrafos já realizaram trabalhos desse tipo e muitos ainda realizarão", enfatiza.

O fotógrafo explica ainda que apesar do título do seu trabalho, Kuarup Quarup , as fotos não são do ritual indígena propriamente dito, mas uma homenagem ao livro de Callado e ao filme de Guerra. "Estas fotos são pessoais. É como um diário de uma experiência única e para a qual sempre me volto quando sinto saudades de mim mesmo".

Dezoito destas imagens foram expostas recentemente no museu Ludwig de Koblenz, Alemanha, e o fotógrafo pretende lançar um livro com o trabalho, ainda sem data definida. A publicação trará textos de Antonio Callado e do também fotógrafo e antropólogo Milton Guran.

Em tempo: Na próxima quinta-feira, 13, o FOTOSITE publicará Portfólio com as imagens da exposição.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.