VOLTAR

Localizado cacique que sumira em conflito no PA

O Globo, País, p. 9
05 de Dez de 2012

Localizado cacique que sumira em conflito no PA

O cacique Valdeci Tembé, de 43 anos, que estava desaparecido desde o último fim de semana, após um ataque de madeireiros na Terra Indígena Alto Rio Guamá (PA), foi localizado na segunda-feira à tarde em uma área de floresta no interior do município de Nova Esperança do Piriá, a 264 quilômetros de Belém.
No sábado, o cacique estava com policiais militares e fiscais do Ibama que foram atacados a tiros durante uma ação policial para retirar madeira apreendida no ano passado dentro da Terra Indígena Alto Rio Guamá, de onde vinha sendo extraída irregularmente.
Segundo o Ibama, os policiais e fiscais foram surpreendidos por um grupo de 150 madeireiros armados, dispostos a impedir a retirada da madeira. O conflito entre índios e madeireiros é antigo na região. A Funai, que nesta terça-feira ainda tentava resgatar o índio na mata, com a ajuda de um helicóptero, não sabe como ele foi parar longe da aldeia, mas suspeita que ele tenha fugido após o conflito.
Há dois meses, segundo a Funai, os índios pediram providências ao Ibama contra a extração ilegal de madeira na área. Chegaram a incendiar nove veículos dos madeireiros, entre caminhões, caminhonetes e até tratores.

O Globo, 05/12/2012, País, p. 9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.