VOLTAR

Livros sobre indígenas

A Crítica (AM) - http://www.acritica.com.br
Autor: Israel Conte
23 de Abr de 2010

Autores de livros com temáticas indígenas se reúnem amanhã no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) para lançamento e sessão de autógrafos de suas obras. O evento, promovido pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), acontece às 10h, no museu Crisantho Jobim, no Instituto. Os exemplares serão vendidos com preços que variam de 20 a 40 reais.

Obras

Maria do Céu Bessa Freire escreveu "A criança indígena na escola de branco " e é uma das escritoras que estará presente na sessão de autógrafos. "O livro é fruto de minha pesquisa de mestrado, e partiu de uma inquietação que tinha a respeito de como a escola recebia diferentes crianças com diferentes culturas enraizadas. Numa escola municipal estudei um grupo de 12 crianças entre indígenas e não-indígenas", comenta Maria do Céu. "O que mais chamou atenção nessa pesquisa foi que a escola tenta, dentro do sistema educacional, homogeneizar a turma, o que acaba tornando esses estudantes indígenas e sua cultura, invisíveis", sugere a escritora.

Outro livro que será lançado amanhã é "Jauapery", de Alípio Bandeira, organizado por Joaquim Melo. Esta obra foi editada pela primeira vez em 1926 e depois praticamente sumiu. E foi durante suas pesquisas que Joaquim encontrou uma cópia antiga desse livro e a partir dela reorganizou a obra que foi lançado ano passado pela Edua.

Outros títulos que terão destaque são "A origem da noite", de Feliciano Lana; "Aspectos da cultura Tukano", de Marc Fulop, traduzido pelo padre Casimiro Beksta; "Índios Urbanos", de Roberto Jaramillo Bernal e "Fé e império", de Márcia Mello.

http://www.acritica.com.br/content/not-detail_busca.asp?materia_id=1588…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.