VOLTAR

Livro sobre os ribeirinho de Santa Rosa do Purus será lançado nesta quinta-feira

Agência Acre - http://www.agencia.ac.gov.br
Autor: Rose Farias
04 de Mai de 2011

De autoria do pesquisador e professor de ensino superior e da rede estadual de educação de Goiás Adelmar Santos de Araújo, o livro "O Barco da Educação: História, Cotidiano e Educação em Santa Rosa do Purus" será lançado nesta quinta-feira, 5, às 18 horas, na Biblioteca da Floresta. Financiada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do governo do Estado, a publicação é resultado de uma pesquisa empreendida pelo autor, que é acreano de Sena Madureira, junto à Linha de Pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade Federal de Góias.

"Investigou-se nessa pesquisa a relação entre história e vida cotidiana dos ribeirinhos do Alto Purus, a partir de meados do século 20, buscando compreender o tensionamento macro- micro/história e como a educação escolar se expressa nesse processo, sobretudo a partir de 1992, ano da criação do município de Santa Rosa do Purus", explica o autor.

O trabalho de pesquisa de campo aconteceu entre janeiro e outubro de 2008, em Santa Rosa do Purus, utilizando entrevistas semiestruturadas sobre a vida escolar dos filhos de antigos e novos moradores do município. Para aprimorar o trabalho, o autor utilizou como referencial teórico prioritário os estudos de cotidiano em Agnes Heller, Henri Lefebvre, Fernand Braudel, Sônia Penin e Jadir Pessoa.

"Com a pesquisa pude constatar que, a partir da criação de Santa Rosa do Purus, a educação escolar expressou o desenvolvimento da região e, embora não tenha sido a mola propulsora, ajudou a população ribeirinha a criar novas perspectivas de melhoria das condições de vida no Alto Purus", relata.

Para Wilton da Conceição Alves, que assina o prefácio, o professor Adelmar, com estilo próprio, consegue comunicar com brilhantismo a grandeza da vida ribeirinha. "A memória do povo de Santa Rosa é viva. É, assim, na dinâmica do ribeirinho que narra e do pesquisador que escuta, que a obra do professor Adelmar vem a público, para inquietar, bem como para despertar-nos para o sentido da vida e da educação no cotidiano da vida ribeirinha no Alto Purus", comenta. Além disso, Alves discorre sobre o trabalho definindo-o como a expressão comprometida com a vivência do ribeirinho no Alto Purus. "Do homem de memória, do homem que quer para si e para seus concidadãos a garantia de dias tranquilos. De homens que conseguem narrar com a simplicidade singela de sua terra as suas experiências, as suas conquistas e os seus sonhos. Trata-se de senhores e senhoras que têm um "mundo a ser comunicado". Portanto, é na dinâmica da comunicação que nasce o 'O Barco da Educação'".

O quê: Lançamento do livro "O Barco da Educação: História, Cotidiano e Educação em Santa Rosa do Purus"

Quando: Quinta-feira, 5, às 19 horas

Onde: Biblioteca da Floresta - Parque da Maternidade

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.