VOLTAR

Livro retrata vida e cultura dos povos indígenas do Amapá

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=325361
27 de Ago de 2009

O Instituto Amazônia lançou, na última semana, o livro "Karipunas, Warowornos e Waiãpis: A construção Social do Índio Amapaense". O livro, voltado para estudantes de ensino fundamental e médio da rede pública estadual, busca retratar a identidade dos povos indígenas do Amapá e promover conscientização e respeito à cultura desses povos.

O livro contemplou três etnias do Estado: Karipuna, Galibi Maroworno e os Waiãpis. "A importância do projeto é que a sociedade amapaense conheça as populações indígenas da região, como vivem, quais suas línguas, suas condições de sobrevivência, suas tradições culturais e dramas sociais", explica o instituto em nota enviada à redação.

O livro será distribuído em escolas de todo o Estado, junto com um vídeo-documentário com depoimentos dos índios amapaenses. "Acreditamos que é importante aproximar a escola do interesse pela cultura e a história indígena tornando possível o conhecimento sobre a realidade local".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.