VOLTAR

Livro relata expedição pelo rio Amazonas

FSP, Turismo, p. F12
28 de Jul de 2011

Livro relata expedição pelo rio Amazonas
Jornalista e fotógrafo percorrem gigante da nascente até o encontro com o Atlântico

DE SÃO PAULO

O Amazonas é um rio que sempre invoca superlativos e uma aura de mistério. A aventura de percorrer esse gigante desde a foz até seu encontro com o Atlântico seduziu o jornalista e escritor Leonencio Nossa e o fotógrafo Celso Júnior, que publicam agora a experiência no livro "O Rio".
A dupla começou destrinchando uma polêmica: o local onde o Amazonas nasce, no Peru, motivo de disputa entre estudiosos. Os locais incluem o Cahuasanta e o Apacheta, rios peruanos.
Partindo de Arequipa, a equipe visita os dois, no início de uma jornada marcada por frio e ar rarefeito, matas fechadas, um verdadeiro labirinto de afluentes e igarapés e povos ribeirinhos.
Percorrer o Amazonas da nascente até a foz é um feito que seduziu muitos, desde o explorador espanhol Francisco de Orellana (1511-1546), tido como o primeiro a fazer o trajeto. O nome do rio vem de seu relato do encontro com mulheres guerreiras, relembrando as amazonas.
"O Rio" traz um relato atualizado e sensível do rio e seu entorno, dos ribeirinhos e suas dificuldades, e a herança de questões históricas, políticas, sociais, econômicas, e, é claro, biológicas.
Com um relato envolvente da viagem e fotografias que mostram a diversidade de paisagens e povos ao longo do curso do Amazonas, o livro leva o leitor a uma viagem pouco acessível ao turista comum -e reveladora.

O RIO: UMA VIAGEM PELA ALMA DO AMAZONAS
Leonencio Nossa (texto) e Celso Júnior (fotos)
EDITORA Record
QUANTO R$ 49,90 (350 págs.)

FSP, 28/07/2011, Turismo, p. F12

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx2807201121.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.