VOLTAR

Livro e documentário retratam as riquezas de Duas Bocas

Século Diário - http://www.seculodiario.com.br/
05 de Jun de 2013

Uma das principais áreas de preservação do Espírito Santo ganha um presente especial na Semana do Meio Ambiente. O Instituto Últimos Refúgios, organização voltada a sensibilização ambiental, lança nesta quinta-feira (6) o livro fotográfico e o documentário Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas.

Os projetos marcam o início da série Áreas Protegidas e trazem registros de espécies de fauna, flora e belas paisagens do local. O lançamento acontece na própria sede da reserva, em Cariacica, a partir das 9h, com entrada aberta ao público. O livro e o documentário não serão vendidos e, sim, doados a instituições de ensino e bibliotecas. O instituto, no entanto, estuda a disponibilização online de ambos.

A Reserva Biológica de Duas Bocas é uma área de extrema importância para o Estado, principalmente em virtude de seus vastos recursos hídricos.

Desde a sua criação enquanto represa, no início do século XX, o homem pouco interferiu em seu ecossistema, não somente pelas limitações geográficas, mas também pelo uso estratégico da área, que foi protegida para que a água pudesse ser utilizada para fins de consumo.

Somente nos anos 60 o local passou a ser oficialmente definido como reserva florestal e mais tarde - em 1991 - como reserva biológica.

Os resultados de todos esses anos de preservação ficam evidentes nas imagens do livro e do filme. O livro, em suas mais de 200 páginas, retrata a reserva do "micro ao macro" e conduz o leitor a um processo de descoberta do meio ambiente por meio de fotografias que retratam a rica biodiversidade da Mata Atlântica local, divididas entre as seguintes áreas: Sede, Trilha da Represa Velha, Represa de Duas Bocas, Mata Sul (Secundária) e Mata Norte (Primária).

A publicação também traz um breve histórico da reserva e algumas informações de making of. As expedições realizadas pelo Instituto Últimos Refúgios para esse trabalho aconteceram entre os meses de janeiro e setembro de 2012.

Já o documentário traz como mensagem principal a importância da preservação dos recursos hídricos. Com estética artística, o filme mostra detalhes da reserva e conta com depoimentos de diferentes profissionais.

Esse é o primeiro projeto realizado pelo Instituto em uma área de proteção integral - onde a visitação só é permitida sob autorização prévia - e o reflexo disso são os registros de espécies que emanam graça e vida.

A série Áreas Protegidas, à qual o livro dá início, tem o objetivo de realizar registros fotográficos e audiovisuais de áreas naturais preservadas. A série marca também um processo de amadurecimento do Instituto em seus produtos, pois contou com extensa pesquisa de público-alvo e conceitos estéticos e narrativos fundamentais para o estabelecimento de uma comunicação eficaz.

Um desses pontos é a tradução para a língua inglesa de todos os textos e legendas presentes nos livros e documentários, de modo a possibilitar a difusão desse conteúdos não apenas no Brasil, mas também em outros países.

O Instituto Últimos Refúgios é uma instituição socioambiental e cultural sem fins lucrativos que desenvolve importante papel no diálogo sobre a preservação de áreas ambientais. Idealizado pelo fotógrafo Leonardo Merçon, o projeto teve início em 2006 a partir da realização do livro fotográfico Últimos Refúgios: Parque Estadual Paulo Cesar Vinha.

Serviço
O lançamento do livro e do documentário Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas acontece nesta quinta-feira (6), a partir das 9h, na Reserva Biológica de Duas Bocas. Estrada para Duas Bocas, s/n, Cariacica. Informações: (27) 3022-1667. Entrada franca.

http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=8675

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.