VOLTAR

Livro desvenda a relação dos yanomami com a floresta

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=80405
18 de Fev de 2010

Acaba de sair do prelo mais uma obra para entender qual é a relação dos índios com a terra-floresta que, diferentemente do homem branco, entende o meio ambiente como uma entidade viva da qual ele também faz parte (e não é o dono). É neste fio condutor que se baseia o livro Urihi: A Terra-Floresta Yanomami, que acaba de ser lançado pelo ISA (instituto Socioambiental) em parceria com o Institut de Recherche pour le Développement (IRD).

Para quem vive longe da rica floresta dos yanomami, é a chance de ter uma visão geral do conhecimento florístico desse povo. Com autoria do antropólogo Bruce Albert e do etnobotânico William Milliken (além da colaboração da etnolinguista Gale Goodwin Gomez e texto de abertura do xamã e líder yanomami, Davi Kopenawa), a publicação traz informações sobre como as plantas da floresta são parte da própria cultura yanomami, uma vez que são utilizadas na alimentação, na construção de casas e artefatos, na ornamentação corporal ou para a cura, e também no xamanismo.

Só para situar, os yanomami são caçadores-agricultores que vivem ao Norte da Amazônia. Seu território, hoje, é de aproximadamente 192 mil quilômetros quadrados, na fronteira com a Venezuela. No Brasil, a sua população é de 15.682 pessoas, repartidas em 228 comunidades (segundo o censo da Fundação Nacional de Saúde, Funasa, de 2006). O livro Urihi: A Terra-Floresta Yanomami está à venda na loja virtual do ISA (http://www.socioambiental.org/loja/detalhe_produto.html?id_prd=10354).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.