VOLTAR

Live do Valor: Escolas Verdes

Valor Econômico - https://valor.globo.com/live/artigo/
27 de Abr de 2023

Live do Valor: Escolas Verdes

A Política Nacional de Educação Ambiental completou 24 anos em abril deste ano com a promulgação da Lei 9.795/99. Desde então, o tema vem ganhando aderência gradual nas instituições de ensino.

Nos últimos anos, no entanto, o assunto meio ambiente foi inserido de forma permanente na agenda de governos, empresas e sociedades em razão da pandemia e dos eventos de desastres ambientais provocados pelo aquecimento global.

É cada vez mais plausível a perspectiva de que população mundial viverá em um ambiente com temperaturas mais elevadas nos próximos anos, o que possivelmente causará novos desastres ambientais para as mais diferentes sociedades.

Ampliar a conscientização das crianças por meio da educação ambiental dentro do contexto de Escolas Verdes é um dos temas da série de debates da semana em comemoração ao Dia da Educação, 28, sexta.

A Live do Valor + Valor Social, área de responsabilidade social da Globo, propõe discutir numa conversa ao vivo como trazer de volta a conexão entre seres humanos e a natureza, especialmente na educação das crianças e jovens.

O bate-papo, que acontece nesta sexta-feira, dia 28, às 12h, terá como convidadas Adriana Ramos, assessora do Instituto Socioambiental e integrante da Coordenação do Observatório do Clima, e Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil. A conversa será conduzida pela repórter de Educação e Saúde do Valor Econômico, Beth Koike. A transmissão poderá ser acompanhada pelo site e redes sociais Youtube, LinkedIn e Instagram do Valor Econômico.

Conheça um pouco mais sobre as entrevistadas:
Adriana Ramos é assessora do Instituto Socioambiental (ISA) desde 1995. Estudou Comunicação Social e atua no campo das políticas públicas socioambientais há mais de 25 anos. Representou o Fórum Brasileiro de ONGs no Comitê Orientador do Fundo Amazônia de 2008 a 2013 e foi membro da diretoria-executiva da Associação Brasileira de ONGs (Abong). Faz parte da Coordenação do Observatório do Clima.

Rebeca Otero é coordenadora de Educação da Unesco no Brasil desde setembro de 2012. Integra a equipe desde 2001 no escritório de Brasília. Antes de assumir a coordenação do setor, foi responsável por projetos de educação direcionados para as áreas de educação profissional, educação em saúde e educação preventiva em HIV/aids.

Também implementou projetos em parceria com o Escritório Regional da Unesco para Educação na África em países de língua portuguesa de 2007 a 2011. Rebeca Otero é mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), onde estudou o comportamento, atitudes e práticas dos jovens brasileiros do sexo masculino com relação à prevalência do HIV e IST. Também é especialista em saúde pública pela Universidade de Campinas (Unicamp), e fez curso de aperfeiçoamento em avaliação e planejamento educacional no Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE/Unesco) em Paris.

https://valor.globo.com/live/artigo/live-do-valor-escolas-verdes.ghtml

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.