VOLTAR

Literatura indígena é tema de encontro realizado em Garanhuns

G1 https://g1.globo.com/
10 de Ago de 2018

Com o tema "A cultura e a literatura indígenas à luz do pensamento contemporâneo", o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, promove, na terça-feira (14), o "1o Seminário Filig de Leituras" deste ano. Serão disponibilizados, gratuitamente, 150 ingressos, que poderão ser retirados até o dia do evento. As inscrições podem ser realizadas pelo site da Sympla.

"Entendemos que nosso papel vai além da criação de uma agenda literária. Nós buscamos é a formação continuada de público e, para isso, passamos pelas capacitações dos agentes que atuam nesse campo", afirma John Alencar, gerente geral da Ferreira Costa, que realiza o projeto com a Proa Cultural. O tema do seminário acompanha o escolhido para o trabalho desta edição do festival, a cultura indígena em toda a diversidade de práticas e crenças, respeito à natureza, rituais religiosos e a importância cultural, social e histórica.

A partir das 8h, o encontro vai reunir, no Salão Jaime Pincho, no Sesc da cidade, professores, mediadores de leitura e mestres da comunidade indígena para uma roda de conversa com a participação da escritora e pesquisadora catarinense Sueli Cagneti.

O seminário será realizado das 8h às 12h e das 14h às 16h. De manhã, haverá a palestra que vai discutir o tema do encontro, com mediação da professora Silvania Nubia Chagas. À tarde, será realizada a mesa "Cultura indígena - Um povo em forma de história na escola e na literatura", com os professores Elisa Pankararu, da cidade de Tacaratu, no Sertão, e Expedito Fulni-ô, de Águas Belas, no Agreste.

Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns
A quarta edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns terá seminários de formação para professores, bibliotecários e mediadores de leitura todos os meses, tendo culminância entre os dias 18 e 20 de outubro. Durante o período, o festival vai promover séries de atividades literárias gratuitas para família.

O Filig é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, idealizado pela Proa Cultural e Ferreira Costa, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação Municipal, e do Serviço Social do Comércio (Sesc) Garanhuns.

Serviço
Seminário Filig de Leituras
Local: Salão Jaime Pincho, Sesc Garanhuns, Rua Manoel Clemente, 136, Centro
Data: 14 de agosto
Horário: das 8h às 16h

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2018/08/10/literatura-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.