VOLTAR

Lira cria comissão para investigar morte de Yanomami apenas com deputados de oposição

Valor Econômico - https://valor.globo.com/
14 de Mai de 2024

Lira cria comissão para investigar morte de Yanomami apenas com deputados de oposição
Formação do colegiado é visto como mais um gesto em busca de apoio para sucessão na Câmara

Raphael Di Cunto
Marcelo Ribeiro

14/05/2024

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou uma comissão externa formada apenas por deputados de oposição para investigar a crise humanitária dos indígenas Yanomami, na região Norte do país.

O volume de mortes da população indígena foi utilizado pelos partidos de esquerda para criticar o governo Bolsonaro (PL), mas as mortes continuaram durante o governo Lula (PT), o que, agora, é utilizado pela direita para atacar os petistas.

A criação da comissão é mais um gesto de Lira para a oposição, de olho na sucessão para o comando da Câmara, que ocorrerá em fevereiro de 2025. O ato foi assinado segunda-feira (13) e publicado no "Diário Oficial da Câmara" desta terça-feira (14).

O grupo será coordenado pela deputada coronel Fernanda (PL-MT) com participação de outros 14 deputados do PL, União Brasil, Republicanos e MDB. Nenhum deputado de esquerda foi indicado para integrar a comitiva.

Vão participar da comissão, por exemplo, os deputados Abilio Brunini (PL-MT), capitão Alberto Neto (PL-AM), coronel Assis (União-MT), coronel Chrisóstomo (PL-RO), Gabriel Mota (Republicanos-RR), José Medeiros (PL-MT), Lucio Mosquini (MDB-RO) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

https://valor.globo.com/politica/noticia/2024/05/14/lira-cria-comisso-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.